sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

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Esportividade é o ponto forte do Honda EV-STER Concept
Marca diz que protótipo de esportivo elétrico chega a 100 km/h em 5 segundos


Editora Globo
Segundo a Honda, seu roadster recebeu peças de fibra de carbono para reduzir o peso.




Honda mostrou nesta quarta-feira (30), no Salão de Tóquio, que ainda tem os genes da esportividade em seu DNA. A marca japonesa revelou o EV-STER Concept, um roadster (conversível de dois lugares e pequenas proporções) 100% elétrico que aposta justamente na veia esportiva, aliando alto desempenho à proposta ecológica. O modelo é realmente compacto, medindo 3.57 m de comprimento, 1.50 m de largura e 1.10 de altura, com 2,32 metros de distância entre-eixos. 


Mas não se engane com as medidas “modestas”: o pequenino não faz feio no que diz respeito a performance. OEV-STER conta com um motor elétrico que extrai energia de uma bateria de íon de lítio para tracionar as rodas traseiras e fazer o carro arrancar de 0 a 100km/h em 5 segundos, chegando a uma velocidade máxima de 160km/h. Essa bateria pode ser recarregada em menos de 3 horas usando uma fonte de 200 Volts e em menos de 6 horas para 100V, o que oferece autonomia para percorrer 160 quilômetros. 

Editora Globo
O modelo conta com sistema de direção com dois modos e painel de instrumentos digital

Segundo a Honda, seu roadster recebeu peças de fibra de carbono para reduzir o peso. Outros destaques do modelo incluem um sistema de direção com dois modos, um painel de instrumentos digital e um sistema que permite ao condutor fazer seus próprios ajustes para algumas características do veículo, como ajustes de suspensão. Segundo a montadora, essas modificações “incorporaram a alegria das manobras em toda sua extensão”. 

  Divulgação



Mitsubishi Mirage: hatch global deve vir ao Brasil


Editora Globo
Apesar do termo global, o hatch compacto Mitsubishi Mirage fei feito para mercados emergentes, como o Brasil


Mitsubishi está de olho nos países emergentes. Tanto que, no próprio Salão de Tóquio, seu principal destaque é o novo compacto Mirage, criado declaradamente para emplacar nos países em crescimento (leia aqui). O modelo, de motor 1.0 de três cilindros (potência e torque não foram divulgados) e câmbio automático CVT será fabricado na Tailândia, onde suas vendas começam no início do ano que vem. Depois, virá ao Japão, que terá as primeiras unidades nas lojas ainda no primeiro semestre. 




E no Brasil? Tudo indica que é apenas questão de tempo até que o Mirage chegue ao país. "O lançamento na Tailandia é o ideal pela fábrica do modelo ser lá. O Brasil é um grande mercado, então precisamos desse estudo prévio, com lançamentos no Japão e na Europa", declara Toru Iwata, gerente-geral do departamento de planejamento de compactos globais da marca japonesa. 


Editora Globo
Modelo será fabricado na Tailândia, mas pode ganhar produção nacional na fábrica de Catalão, em Goiás


Já que o novo foco é nos emergentes, nada mais certo do que apontar para o Brasil. O Mirage poderá, ainda, ajudar a tirar o foco da marca como produtora apenas de picapes e utilitários. "Nossa prioridade, especialmente no Brasil, sempre foram em picapes e utilitários para reforçar aspectos como qualidade e desempenho. Mas para darmos o próximo passo e expandir os negócios em um mercado crescente como o brasileiro, é preciso pensar em carros de passeio", diz o executivo. 




Perguntado se a nova regra de IPI poderá afastar a chegada do novo compacto, Iwata esclarece: "Estamos conscientes da questão dos impostos no Brasil. Por isso mesmo precisamos dar esse próximo passo com cautela se quisermos pensar na expansão da marca no Brasil", diz. A Mitsubishi não parece descartar a possibilidade de fabricar o modelo no país mas tudo aponta que, por se tratar de uma aposta nova para a empresa, os passos serão dados aos poucos. Uma possível chegada do Mirage só aconteceria em 2013, segundo alguns executivos presentes no estande. 


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Interior do Mirage é racional e prático: o objetivo é oferecer espaço amplo para o dia-a-dia; acabamento agrada


Sobre o Mirage, apesar das especificações técnicas divulgadas serem escassas, destaca-se o baixíssimo consumo de 30 km/l – divulgado pela Mitsubishi. O modelo também já vem de série com sistema Stop & Go, que permite dar a partida no motor sem a chave, apenas com o toque de um botão. O acabamento é de boa qualidade e, apesar de seu exterior indicar pouco espaço, bancos dianteiros e traseiros oferecem bastante conforto. O porta-malas também oferece espaço razoável. 




A intenção do Mirage é ser prático no uso diário, seja para lazer, trabalho ou locomoção frequente. Nas palavras de Osamu Masuko, presidente da Mitsubishi, o Mirage tem como alvo "o crescimento da classe média nesses países", e tentará enfrentar os concorrentes locais apostanto em seu baixo consumo e preço competitivo.